21/04/2014

Musicas & livros 1/2

Ler por si só já é bom e quando podemos juntar música então... é maravilhoso, e por isso resolvi fazer essas conjunto de duas postagens.
Nesse primeiro post sobre musicas & livros vou falar sobre as musicas que foram inspiradas em livros.

“Love Story” - Taylor Swift
Apesar de ter um final diferente “Love Story” conta uma história baseada em “Romeu e Julieta”. O jovem casal de Shakespeare é citado em vários momentos da música.

“Alice” - Avril Lavigne
A musica foi escrita do ponto de vista da personagem principal de “Alice no País das Maravilhas”, a letra da canção diz respeito à sobrevivência nos caminhos da personagem e aos conflitos internos que ela enfrenta, e foi tema do filme em março de 2010. O vídeo retrata uma versão gótica de "Alice no País das Maravilhas".

“Clocks” - Coldplay
No trecho “Shoot an apple off my head” da musica, faz referência a obra do Willian Tell, do alemão Friedrich Schiller. A música está em “Rush of Blood to the Head”, segundo álbum do Coldplay.

“42” - Coldplay
O título já diz tudo. A canção faz uma homenagem ao livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias” de Douglas Adams. No qual 42 é a resposta de tudo.
 

“Don't Stand So Close to Me” - The Police
Assim como na obra "Lolita" de Vladimir Nabokov, “Don’t Stand So Close to Me” retrata a culpa e o medo que assolam um professor e uma aluna que se desejam e não sabem como agir diante disso.

“1984” – David Bowie
O rockeiro levou o romance, de mesmo nome, do autor inglês George Orwell para uma das canções no disco “Diamond Dogs”. Se você prestar atenção na letra, vai perceber que tem tudo a ver com a coisa de ser observado pelo sistema.

“Animals” – Pink Floyd
Novamente, George Orwell é lembrado na música, mas dessa vez na canção “Animals”, do décimo álbum do Pink Floyd, lançado em 1977. Assim como no livro “Revolução dos Bichos”, Pink Floyd compra os humanos aos animais pensando na política e desigualdade da época.

“Wuthering Heights” - Kate Bush
É uma clara homenagem ao romance de Emily Brontë, "O Morro dos Ventos Uivantes". Além de ter o mesmo nome do romance, a canção ainda cita o casal protagonista,  Catherine e Heathcliff.

“The fool on the hill”- The Beatles
O livro “The History of Tom Jones, a Foundling”, do inglês Henry Fielding, é um romance importante para a literatura moderna. Os Beatles usaram esse livro como base para escrever “The Fool on the Hill”.

“Phantom of the Opera” - Iron Maiden
A canção inspirada em um romance de mesmo nome do autor Gaston Leroux, cita o fantasma no trecho “You're the Phantom of the Opera, you're the devil, you're just out to scare.” tradução: “Você é o Fantasma da Ópera, você é o diabo que está aí para apavorar.”.

“Ramble On” - Led Zeppelin
A canção tem inspiração clara na trilogia sobre os habitantes da Terra Média, "O Senhor dos Anéis", como vemos no trecho “T'was in the darkest depth of Mordor, I met a girl so fair…” tradução: “Nas profundezas mais sombrias de Mordor, conheci uma garota tão justa.”. As referências à obra de Tolkien também existem em outras canções da Led Zeppelin, como "Misty Mountain Hop" e "The Battle of Evermore".

 “Fly” - Blind Guardian
A canção reflete a obra “Fly” de J. M. Barrie desde o título. Durante a música, também é citada a Terra do Nunca, onde habitam Peter, as fadas e os meninos perdidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário