28/04/2014

Músicas & livros 2/2

Nesse segundo post vou falar das musicas nos livros, não estou falando das trilhas sonoras das adaptações dos livros e sim das musica que são citadas no meio dos livros.


     Musica: “Landslide” - Fleetwood Mac
Trecho do livro: "De qualquer forma, Patrick começou a acelerar o carro, e antes que chegássemos ao túnel, Sam se levantou e o vento transformou seu vestido em ondas do mar. Quando chegamos ao túnel, todo o som foi engolido num vácuo e substituído por uma música no toca-fitas. Uma linda canção chamada Landslide. Quando chegamos ao fim do túnel, Sam deu um grito muito divertido, e foi isso. Chegamos ao centro. As luzes nos prédios e todo o resto eram maravilhosos. Sam se sentou e começou a rir. Patrick também riu. Eu comecei a rir. E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos." (As vantagens de ser invisível; Página 49).


     Musica: “In These Arms” - Bon Jovi
Trecho do livro: "No palco, a banda iniciou os acordes da canção que me deixava arrepiada toda vez que eu a ouvia, independentemente do lugar ou da situação. Quando In These Arms começou, parei de andar entre a plateia e deixei música e letra me consumirem, Até porque, naquele momento, me dei conta de que ela se encaixava perfeitamente à fase 'amor platônico' que eu estava vivendo." (Simplesmente Ana; Página 213).


     Musica: “Hardliners” - Holcombe Waller
Trecho do livro: "Meu coração se abriu para ele enquanto escutávamos, olhando diretamente um para o outro, e eu senti os elos que nos ligavam - filamentos frágeis que poderiam se arrebentar facilmente. (...) Imaginei se ele sentia o mesmo e, quando escutei os versos da música que ele escolheu, pensei que talvez ele realmente sentisse. Now don't laugh 'cause I just might be the soft curve in your hardline'.(Easy; Página 272).


     Musica: “Satisfaction” - Rolling Stones
Trecho do livro: "Travis ficou me observando por um instante, depois olhou para as pessoas que nos encaravam, então se levantou.
- I can't get! - ele gritou.
Fiquei encarando-o, pasma, enquanto todo mundo que estava no salão se voltava para ele. Travis balançou a cabeça algumas vezes ao som de um ritmo que só tocava em sua mente.
Shepley fechou os olhos.
- Ah, não.
Travis sorriu.
- get no... sa...tis...faction - ele cantou. - I can't get no...sa-tis-fac-tion. Cuz I try... and I try... and I try... and I try... - ele subiu na mesa e todo mundo ficou olhando. - I can't get no!” (Belo desastre; Página 160).


     Musica: "If You Love Someone, Set Them Free" – The Police
Trecho do livro: “Se agora Ig sentia ódio de Merrin, era só porque tinha descoberto que ela é uma pessoa real, com falhas, necessidades e um desejo de viver no mundo e não no sonhos dele. Ela o amava o bastante para deixá-lo ir e ele deveria estar disposto a fazer o mesmo, pois, se você ama uma pessoa, tem que deixá-la livre e... porra, isso é a letra de "If You Love Someone, Set Them Free", do Sting.” (O Pacto; Página 201).
Observação: Em outras partes do livro ele também cita Beatles e AC/DC.


     Musica: “Won't Stop” - OneRepublic
Trecho do livro: No livro a personagem Sofia apenas diz que ama uma música do qual ela está dançando com Ian. Mas, nas redes sociais a autora, Carina Rissi, revelou que a tal música é Won't Stop do OneRepublic. (Perdida; Página 286 até 289).


   Por ultimo o livro “o inverno das fadas” esse livro eu não vou colocar trechos pelo simples fato de que são muitasss musicas, de todos os livros que eu já li com certeza esse é o que mais cita musicas. Muitas são títulos dos capítulos, mas mesmo assim são muitas. Vou colocar apenas o nome das musicas e posso dizer que tem musicas nas paginas 8, 80/81 e 132.
Musica do livro “o inverno das fadas”
  1. All good things (come to au end) – Nelly Furtado
  2. Smells like teen spirit – Nirvana
  3. Smile in your sleep – Silverstein
  4. Side walk when she walks – Alexisonfire
  5. Whataya want from me – Adam Lambert
  6. Lying is the most fun a girl can have without taking her clothes off – Panic! At the Disco
  7. The Kill – 30 Seconds to Mars
  8. Glad you came – The Wanted
  9. Someone like you – Adele
  10. Kids – MGMT
  11. Numb – Linkin Park
  12. Unthiukabie – Alicia Keys
  13. Vermillion part 2 – Slipknot
  14. On my own – The Used
  15. Darkness – Rage Against the Machine
  16. When you’re gone – Avril Lavigne
  17. My immortal – Evanescence
  18. Dance dance – Fall Out Boy
  19. I kissed a girl – Katy Perry
  20. Just can’t get enough – The Black Eyed Peas
  21. Funeral of hearts – HIM
  22. Infinity – Guru Josh Project
  23. Broken – Evanescence feat. Seether
  24. Aerials – System of a Down
  25. Caribbean blue – Enya
  26. Sidewalks – The Story of the Year
  27. As you wish – Alesana
  28. Bang bang (my baby shot me down) – Nancy Sinatra
  29. Leave out all the rest – Linkin Park
  30. Breakaway – Kelly Clarkson
  31. In the dark - Dj Tiësto

21/04/2014

Musicas & livros 1/2

Ler por si só já é bom e quando podemos juntar música então... é maravilhoso, e por isso resolvi fazer essas conjunto de duas postagens.
Nesse primeiro post sobre musicas & livros vou falar sobre as musicas que foram inspiradas em livros.

“Love Story” - Taylor Swift
Apesar de ter um final diferente “Love Story” conta uma história baseada em “Romeu e Julieta”. O jovem casal de Shakespeare é citado em vários momentos da música.

“Alice” - Avril Lavigne
A musica foi escrita do ponto de vista da personagem principal de “Alice no País das Maravilhas”, a letra da canção diz respeito à sobrevivência nos caminhos da personagem e aos conflitos internos que ela enfrenta, e foi tema do filme em março de 2010. O vídeo retrata uma versão gótica de "Alice no País das Maravilhas".

“Clocks” - Coldplay
No trecho “Shoot an apple off my head” da musica, faz referência a obra do Willian Tell, do alemão Friedrich Schiller. A música está em “Rush of Blood to the Head”, segundo álbum do Coldplay.

“42” - Coldplay
O título já diz tudo. A canção faz uma homenagem ao livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias” de Douglas Adams. No qual 42 é a resposta de tudo.
 

“Don't Stand So Close to Me” - The Police
Assim como na obra "Lolita" de Vladimir Nabokov, “Don’t Stand So Close to Me” retrata a culpa e o medo que assolam um professor e uma aluna que se desejam e não sabem como agir diante disso.

“1984” – David Bowie
O rockeiro levou o romance, de mesmo nome, do autor inglês George Orwell para uma das canções no disco “Diamond Dogs”. Se você prestar atenção na letra, vai perceber que tem tudo a ver com a coisa de ser observado pelo sistema.

“Animals” – Pink Floyd
Novamente, George Orwell é lembrado na música, mas dessa vez na canção “Animals”, do décimo álbum do Pink Floyd, lançado em 1977. Assim como no livro “Revolução dos Bichos”, Pink Floyd compra os humanos aos animais pensando na política e desigualdade da época.

“Wuthering Heights” - Kate Bush
É uma clara homenagem ao romance de Emily Brontë, "O Morro dos Ventos Uivantes". Além de ter o mesmo nome do romance, a canção ainda cita o casal protagonista,  Catherine e Heathcliff.

“The fool on the hill”- The Beatles
O livro “The History of Tom Jones, a Foundling”, do inglês Henry Fielding, é um romance importante para a literatura moderna. Os Beatles usaram esse livro como base para escrever “The Fool on the Hill”.

“Phantom of the Opera” - Iron Maiden
A canção inspirada em um romance de mesmo nome do autor Gaston Leroux, cita o fantasma no trecho “You're the Phantom of the Opera, you're the devil, you're just out to scare.” tradução: “Você é o Fantasma da Ópera, você é o diabo que está aí para apavorar.”.

“Ramble On” - Led Zeppelin
A canção tem inspiração clara na trilogia sobre os habitantes da Terra Média, "O Senhor dos Anéis", como vemos no trecho “T'was in the darkest depth of Mordor, I met a girl so fair…” tradução: “Nas profundezas mais sombrias de Mordor, conheci uma garota tão justa.”. As referências à obra de Tolkien também existem em outras canções da Led Zeppelin, como "Misty Mountain Hop" e "The Battle of Evermore".

 “Fly” - Blind Guardian
A canção reflete a obra “Fly” de J. M. Barrie desde o título. Durante a música, também é citada a Terra do Nunca, onde habitam Peter, as fadas e os meninos perdidos. 

14/04/2014

O enganado


   

     Li essa crônica pois era leitura obrigatória na escola, e me fez refletir um pouco.  

     Alguma coisa ia lhe acontecer. Trinta e sete anos, saúde perfeita, ganhando dinheiro como nunca — alguma coisa estava errada. O mundo todo em crise e ele ali, sem um problema.
     Ou com um problema só: a ausência de problemas.
     Alguma estavam lhe preparando. Ia ter um enfarte fulminante. Perder o emprego. Perder uma perna. Estava tudo bem demais. Ele era o único homem da sua idade com os quatro avós ainda vivos! Aquilo não era natural. Alguma estavam lhe preparando. E não demoraria.

02/04/2014

Proteja seus Livros!

Hoje vou dar dicas de como manter os livros protegidos da poeira e coisas do tipo que estraga o livro.

Dicas:
* Evite deixar onde pegue muita luz do sol, porque pode desbotar.
* Retire dos livros todos os tipos de objetos, como clips, marcadores de paginas, recortes, folhas, etc... Pois podem deixar manchas e marcas no papel.
* Deixe em um lugar ventilado, para que não pegue umidade.
* Não molhe os dedos em saliva ou outros líquidos para folhear o livro.
* Nunca apoie os cotovelos sobre os livros durante a leitura, pois a costura e a lombada do livro podem se romper.
* Livros grandes e grossos devem ser guardados na horizontal, sem empilhar mais do que três volumes.
* De tempos em tempos retire o pó.

Dica extra:
* Tire bem o pó, passando uma escova macia e seca sobre o corte e um pano seco sobre a capa e a lombada e enrole em papel filme! Assim se deixarem em uma prateleira não vai pegar pó, e nem vai arranhar quando entrar em contato com outros livros e objetos.