10/11/2014

Trechos de livros #5

    Hello, hoje irei fazer o "trechos de livros" inspirados nas sagas Harry Potter, Percy Jackson e os Olimpianos, Divergente, Jogos Vorazes, Os Instrumentos Mortais e Maze Runner. (Clique nas imagens para aumenta-las)


09/11/2014

Guy Fawkes

Hello, lembram quando eu falei do Guy Fawkes algumas vezes no post do “V de Vingança”? Pois é, hoje vou falar um pouco sobre ele.
Guy Fawkes nasceu em Iorque em 13 de abril de 1570. Converteu-se ao catolicismo aos dezesseis anos, e também um era soldado inglês especialista na parte de explosivos. Por ser simpatizante dos espanhóis, católicos, adotou também a versão espanhola de seu nome francês: Guido.
Teve participação na "Conspiração da pólvora" na qual pretendia assassinar o rei protestante da Inglaterra, Jaime I, e os membros do Parlamento durante uma sessão no dia 5 de novembro 1605. Guy era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o Parlamento.
Porém a conspiração foi desarmada e seu grupo foi descoberto. Fawkes e seus companheiros foram condenado à forca por traição e tentativa de assassinato. Foram torturados durante quatro dias na Torre de Londres antes de serem executados na forca, seguindo-se o arrastamento dos cadáveres pelas ruas e esquartejamento dos corpos. Sua captura é celebrada até os dias atuais no dia 5 de novembro, na "Noite das Fogueiras". Guido morreu em Londres no dia 31 de janeiro de 1606.
Foi criada uma rima, em comparação à Conspiração da pólvora.

"Lembrai, lembrai do cinco de novembro
A pólvora, a traição, o ardil
Não sei de uma razão para que a traição da pólvora
Seja algum dia esquecida."

Há mais versos que se seguem a estes, alguns dos quais não costumam ser usados por serem ofensivos.
Uma tradição sardônica dá a Fawkes o título de ser "o único homem que entrou no parlamento com intenções honestas".

05/11/2014

Maratona HQ e suas adaptações #1

Hello, você sabe quem é V?
V é um personagem criado por Alan Moore e David Lloyd em 1982, para a mini serie V de Vingança. De acordo com Moore ele foi criado para os leitores decidirem se ele é um herói lutando por uma causa ou simplesmente um insano.
V nos é apresentado como um misterioso justiceiro anarquista que usa uma mascara estilizada de Guy Fawker e está sempre de preto. É possuidor de uma série de habilidades e recursos. Ele tenta destruir o Estado, em um distópico futuro (hoje seria para nós um passado alternativo) de 1997 em Londres, Reino Unido. Nesse meio tempo ele conhece Evey, uma garota que vem a ser tratada como sua aprendiza, sendo apresentada a requisitos de uma cultura que foi perdida por causa da guerra.
A história em si, além de ser situada num futuro de 1997 (no HQ), ela acontece numa realidade em que o partido de índole totalitária ascende ao poder após uma guerra nuclear, e a semelhança com o regime fascista é inevitável: o governo tem o controle da mídia, há uma polícia secreta e campos de concentração onde todas as pessoas consideradas “subversivas” como homossexuais, negros, judeus, entre outros foram torturadas e usadas como cobaias (onde V também foi cobaia).
Bem não vou falar mais, porque bom mesmo é ler os HQs ou ver o filme.


HQ:
A mini serie em HQ de “V de vingança” foi escrita por Alan Moore e grande parte desenha por David Lloyd, e é composta por cinco HQs, V de Vingança parte I,II,III,IV,V.
V de vingança foi publicada entre 1982 e 1983 em preto e branco pela editora Warrior, mas não chegou a ser finalizado. Em 1988, incentivados pela DC Comics, Allan Moore e David Lloyd retomaram a série e a concluíram com uma edição colorida. No Brasil, foi publicada em 1989 em cinco edições em cores pela editora Globo e mais tarde pela Via Lettera, em dois volumes em preto e branco; em 2006 teve uma edição especial pela Panini, em volume único, colorido e com material extra. Atendendo aos pedidos, em 2012 a Panini relançou esta edição especial.


Filme:
O filme foi dirigido por James McTeigue e produzido por Joel Silver e pelos irmãos Wachowski, que também escreveram o roteiro e foi lançado pela Warner Bros. Originalmente a estreia estava marcada para o dia 4 de novembro de 2005 (um dia antes do 400º aniversário da Noite de Guy Fawkes/Noite das Fogueiras), mas foi adiado para dia 17 de março de 2006. As críticas foram positivas e os ganhos de bilheteria mundial alcançaram mais de 132 milhões de dólares.
Moore depois de ter ficado desapontado com as adaptações de seus outros HQs, Do Inferno e A Liga Extraordinária, recusou-se a ver o filme e distanciou-se dele.
O elenco conta com Hugo Weaving que interpreta V, depois que James Purefoy saiu com seis semanas de gravações alegando sentir dificuldades com a máscara, e Natalie Portman como Evey Hammond.


HQ VS FILME:
No filme a história se passa em algum momento entre 2028 e 2038, quanto na mini serie se passa em 1997, isso foi alterado pelos irmãos Wachowski para caber no contexto político moderno. Mas ainda contém uma linguagem e aparência mais antiga por ser inspiração para V à Conspiração da Pólvora. Os cineastas também removeram muitos dos temas anarquistas, as referências a drogas e também alteraram a mensagem política.
Originalmente os fascistas são eleitos legalmente e mantidos no poder pela apatia geral da população, enquanto que o filme introduz o "vírus de Santa Maria", uma arma biológica projetada e lançada pelo partido Fogo Nórdico como um meio de, clandestinamente, tomar o controle do seu próprio país.
Muitos personagens também sofreram mudanças significativas, clique na imagem para aumenta-la e conseguir ler.

Minha opinião:
Quem me conhece sabe que esse filme ta na minha lista dos cinco melhores filmes que já assisti, e só depois resolvi ler as HQs, então acho que não tem muito a ser falado há não ser que eu amo a história e admiro muito o escritor da HQ e os roteiristas do filme. 
Muitos que leram as HQs antes, podem não ter gostado da diferença entre o filme e a HQ, mas para mim que vi o filme primeiro não tenho o que reclamar. 

"Lembrai, lembrai do cinco de novembro
A pólvora, a traição, o ardil
Não sei de uma razão para que a traição da pólvora
Seja algum dia esquecida."



31/10/2014

Halloween

   Hello, depois da semana passada onde eu dei dicas de decoração, cardápio, musica, filmes, entre outras dicas de Halloween... Hoje finalmente é Halloween e agora que já está tudo pronto para a festa, vim aqui apenas para contar a história do tal dia 31 de outubro para vocês e desejar boa festa a todos que iram comorar está data.
O Halloween tem origem nos antigos povos celtas. Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas, a origem pagã do "dia das bruxas" tem haver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos e à deusa YuuByeol (símbolo antigo da perfeição celta). A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam "o céu e a terra". Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. As festas eram presididas pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Cores e símbolos do Halloween 
Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força. Acreditam que os espíritos se aproximavam dos que estavam de laranja para  sugar suas energias.
Preto: cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas.
Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração de Halloween.

Gato Preto: é um símbolo ligado às bruxas, pois elas conseguem se transformar em gatos. Outras superstições acerca dos gatos são que esses são fontes de azar e que também são espíritos de pessoas mortas.
Vassoura: é um símbolo do poder feminino em limpar tudo aquilo que traz consequências negativas para a vida, como eletricidade e pensamentos negativos.
Morcego: simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.
Aboboras: é da lenda de Jack O’ Lantern, é para afugentar espíritos errantes do mal.
Máscaras e fantasias: as máscaras têm sido um meio de supersticiosamente afastar espíritos maus ou mudar a personalidade do usuário e também de comunicação com o mundo dos espíritos. Acreditava-se enganar e assustar os espíritos malignos, quando vestidos com máscaras. Também em outras culturas pessoas tem usado máscaras para assustar demônios que acreditavam trazer desastres como epidemias, secas, etc. Grupos envolvidos com magia negra e bruxaria também usam máscaras para "criar uma ligação" com o mundo dos espíritos.
Sangue: Os celtas, assim como outras culturas antigas, acreditavam que os deuses que controlavam as forças da natureza desejavam sacrifícios de sangue humano ou animal.
Fogo: tem simbolizado calor e proteção, bem como a morte e a destruição de culturas ao redor do mundo. Durante o Samhain, os druidas usavam para proteção contra espíritos maus e para sacrifícios rituais a seus deuses.
Fantasmas: um símbolo universal de espíritos e ocultismo. Durante as celebrações são feitos doces em forma de fantasmas que podem ser bonitinho, mas para as inúmeras vítimas da escravidão e opressão demoníaca.
Lápide: cristãos podem vê-lo como um monumento para sepultar aos que morreram, mas outros a vêem como um excitante símbolo de morte e como o lugar onde o mundo dos vivos encontra o mundo dos espíritos.
Caveiras, ossos e esqueletos: Símbolos de morte, doença e a brevidade da vida terrena. O crânio e ossos cruzados se retratados em um frasco de veneno ou estampada sobre a bandeira negra de um navio pirata gerava medo da morte.
Aranha: simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
Sapo: está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.
Coruja: outro animal noturno, a coruja tem sido associada a várias deusas, bem como a sabedoria e mistério. Corujas estão associadas com as bruxas por acreditarem que na noite de Halloween comiam as almas dos moribundos. Mais tarde, a coruja foi relacionada a magia negra. Apesar de ser um símbolo clássico da sabedoria, as corujas estão relacionados com a feitiçaria, o silêncio, a morte e a capacidade de ver através da escuridão ou ilusão em razão de se esconder nas trevas e temer a luz.

História do Jack O' Lantern
As pessoas vêm fazendo as abóboras iluminadas no Halloween por séculos. A lenda do jack'o lantern surgiu a partir de um mito irlandês acerca de um homem apelidado de "Jack Miserável". Segundo a história, Jack Miserável convidou o Diabo para tomar uma bebida com ele. Fiel ao seu nome, Jack Miserável não queria pagar a sua bebida, então, convenceu o Demônio a se transformar em uma moeda que Jack usaria para pagar as bebidas. Depois que o Diabo fez isso, Jack decidiu pegar o dinheiro e colocá-lo em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Diabo de mudar de volta em sua forma original. Jack solta o Diabo, sob a condição de que ele não incomodaria Jack durante um ano e que, se Jack morresse, ele não pediria a sua alma. No ano seguinte, Jack enganou de novo fazendo o Diabo subir em uma árvore para pegar um pedaço de fruta. Enquanto ele estava em cima da árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore para que o diabo não pudesse descer, até que o Diabo prometeu Jack para não incomodá-lo por mais dez anos.
Pouco depois, Jack morreu. Como diz a lenda, Deus não permitiria que uma figura tão repugnante fosse ao céu. O Diabo, embora chateado com o truque de Jack, tinha de manter sua palavra de não reclamar a alma de Jack, assim não permitiu que este fosse para o inferno. Ele enviou Jack para a noite escura, com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e tem vagueado pela Terra desde então. Os irlandeses começaram a se referir a essa figura fantasmagórica como "Jack O' Lantern".
Na Irlanda e na Escócia, as pessoas começaram a fazer suas próprias versões de Jack O'Lantern, esculpindo rostos assustadores em nabos e batatas e colocando-os em janelas ou portas de perto para afugentar Jack Miserável e outros espíritos errantes do mal. Na Inglaterra, beterrabas grandes são usadas. Os imigrantes destes países trouxeram a tradição Jack O'Lantern com eles quando vieram para os Estados Unidos. Eles logo descobriram que as abóboras, uma fruta nativa da Africa Ocidental, era ótima para fazer lanternas.

Feliz Halloween à todos!

25/10/2014

Halloween 5/5

   Hello, nada melhor do que assistir a um filme com os amigos, ou para quem não vai sair, assistir uma série ou ler um livro na noite de Halloween é muito bom. E por isso estou aqui hoje, para dar dicas de livros, filmes e séries de terror e suspense.
Séries:
1. American Horror Story
2. Supernatural
3. Grimm
4. Sleepy Hollow
5. Hemlock Grove
6. The Walking Dead
7. 666 Park Avenue
8. Bedlam
9. Penny Dreadful
10. Salem.

Livros: Primeiramente vou falar dos clássicos da literatura de terror:
1. A Casa Sobre o Abismo - William Hope Hodgson
2. A Coisa - Stephen King
3. A Ilha do Dr. Moreau - Hebert G. Wells
4. A Mandragora - Hans Heinz Ewers
5. Dracula - Bram Stoker
6. Entrevista Com o Vampiro - Anne Rice
7. Frankenstein - Mary Shelley
8. Historias - Alfred Hitchcock
9. Historias Extraordinarias - Edgar Allan Poe
10. Horror em Amityville - Jay Anson
11. Lilith - George Macdonald
12. Exorcista - William Peter Blatty
13. O Fantasma da Opera - Gaston Leroux
14. O Golem - Gustav Meyrink
15. O Iluminado - Stephen King
16. O Lobisomem - Clemence Housman 
17. O Medico e o Monstro - Robert Louis Stevenson
18. O Misterio de Edwin Drood - Charles Dickens
19. O Monge - Mathew G. Lewis
20. O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde
21. Um Sussurro nas Trevas - H. P. Lovecraft
22. A lenda do cavaleiro sem cabeça - Washington Irving
Outros livros de Stephen King além do “A coisa” citado no número dois e quinze da lista acima, também tem “A Dança da Morte”, “Angústia”, “Torre Negra”, “A Zona Morta”, “Carrie: A Estranha”, “Saco de Ossos”, “O Cemitério”, entre muitos outros.

Filmes: Acho que todos concordam que os filmes “Halloween 1,2,3,...” são bons, mas já viraram mais do que clichê. E Jason, Freddy Krueger e os de exorcismo como o de Emily Rose, O Chamado, Chucky, Drácula são clássicos para quem quer ver, mas ainda sim podemos renovar um pouco mais, que tal um dos filmes que foram adaptações dos livros de Stephen King (Janela Secreta – suspense, Cemitério Maldito – terror, Carrie: A Estranha – terror, entre muitos outros) ou...
1. Horror em Amityville (baseado em fatos reais) – terror.
2. Arrasta-me para o Inferno – terror.
3. A Bruxa de Blair – terror.
4. Invocação do Mal – terror.
5. Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio – terror (antes de 2001 foi censurado por conter grande violência).
6. Atividade Paranormal – terror (todos da franquia).
7. Evocando Espíritos – terror.
8. Annabelle – terror (cinema).
9. Constantine – terror (terror leve, mas muito bom).
10. Do Inferno – suspense (história do Jack estripador)
11. Entrevista com o Vampiro – suspense.
12. Os Outros – suspense. (tem aclamação pela crítica profissional com pontuação de 84%)
13. O Colecionador de Ossos – suspense.
14. Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet – suspense (e musical).
15. O Ilusionista – suspense (aprovado por 74% da critica e 83% por parte da audiencia).
*Extra: E Romasanta (2004), filme baseado na história verídica de Manuel Blanco Romasanta, um caixeiro-viajante que, em meados do século XIX, confessou ter assassinado 13 pessoas, utilizando a gordura dos cadáveres para fazer sabão. Romasanta deu origem à lenda do “Lobisomem de Allariz”, visto que, julgado em 1852, evitou a pena de morte proclamando que era um lobisomem. Apenas Barbara sobreviveu ao assassino, mas as suas 3 irmãs não tiveram a mesma sorte. 

24/10/2014

Halloween 4/5

 Hello, hoje estou trazendo uma playlist para vocês, afinal música é essencial.

Playlist:
1. Queens of the Stone Age – Burn the witch (ouvir)
2. Ramones – Pet sematary (ouvir)
3. Panic! At The Disco – I write sins not tragedies (ouvir)
4. Rolling Stones - Sympathy for the Devil (ouvir)
5. Metallica – All nightmare long (ouvir)
6. The Pretty Reckless – Going to hell (ouvir)
7. Black Sabbath – Black sabbath (ouvir)
8. Michael Jackson – Thriller (ouvir)
9. AC/DC – Highway to hell (ouvir)
10. Avenged Sevenfold – A little piece of heaven (ouvir)
11. Eurythmics  Sweet dreams (ouvir)
12. Madonna – Frozen (ouvir)
    13. Evanescence – Going under (ouvir)

23/10/2014

Halloween 3/5

Hello, hoje vou falar sobre fantasias e maquiagens, espero que gostem. (Clique nas imagens para aumenta-las)
1. Começando pela fantasia da “Noiva do Frankenstein”. Vendo pelas fotos do filme da para perceber que ela, diferente do noivo, não tem cortes no rosto todo, apenas no pescoço, e sua roupa é simples e com faixas nos braços.
Então para quem não quer fugir muito do tradicional, apenas um vestido mais moderninho.
Mas a quem prefira uma versão mais moderna da “Noiva do Frankenstein” com cortes no rosto ou até de outra cor...

2. Que tal caveira mexicana? Por mais que elas não tenham figurino definido é muito legal.
O dia dos mortos tem origem indígena, no México, desde 300 mil anos a morte é celebrada no dia dos mortos e o período de 31 de outubro até 02 de novembro simboliza a renovação, a aceitação da morte como parte da vida. A caveira mexicana simboliza a vida e afasta os maus espíritos e são usadas no “dia dos mortos”.

 3. O que seria melhor do que os personagens de Tim para o halloween, então se vista como o filme “O mundo estranho de Jack” e o filme “Noiva cadáver”(foto da cosplayer russa Malro-Doll).

4. E que tal do Coringa ou da Arlequina.

E claro você pode criar sua própria fantasia, dando uma repaginada fantasmagórica na mocinha de alguma história, com ou sem personagem específico. Afinal, existem milhões de personagens que podem ser feitos alem dos que eu mencionei, como por exemplo, o fantasma da opera, bruxas, zumbis, piratas, gente morta ou um vampiro qualquer...
Aqui tem mais umas fotos de maquiagens para vocês inspirarem.

Adorei as fantasias da Kate Beckinsale e família!
* Todas as fotos foram retiradas do Google imagens.


22/10/2014

Halloween 2/5

Hello, no segundo dia de dicas para o Halloween vou falar sobre o cardápio. E nele também podemos fazer umas coisas bem sinistras e criativas. E uma coisa que fica muito legal é colocar nomes bizarros nos pratos servidos. (Clique nas imagens para aumenta-las)

Lista de comidas:
1. Cérebro:
Pode ser feito de três tipos: simples como todas as gelatinas só que em forma de cérebro, como drink, ou como sobremesa (para a “versão” sobremesa basta substitui o recheio por um mouse e o molde só com água, gelatina e leite condensado. Portanto pode olhar a receita do drink e usa-lo como base).

2. Dedos de bruxa:






3. Olho de zumbi








4. Cemitério de cupcakes





5. Marshmallow fantasma








6. Bolinho no palito










*Dica extra: Invente desenhos para bolos e cupcakes, formatos diferentes de biscoitos. Sem falar que coisas simples como pipoca, balas e chocolates também são bons para ter na mesa.
*Não sei da onde são as receitas, tenho elas à um tempo já no computador.

Lista de bebidas:
1. Poção vermelha
Ingredientes:
Suco de uva
Suco de morango
Como fazer: Misture os dois sucos, deixe na geladeira e sirva em um caldeirão.

2. Poção mágica
Ingredientes:
4 xícaras (chá) de suco de laranja
2 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de groselha
2 litros de soda limonada bem gelada
3 maçãs com a casca cortada em cubinhos
Como fazer: Misture o suco de laranja, a água, a groselha e as maçãs. Coloque a soda limonada somente na hora em que for servir.

3. Bebida de sangue
Ingredientes:
1/2 de sumo de laranja
Corante culinário vermelho
1/3 de sumo de maçã
1/3 de ginger ale
Açúcar para os copos
Como fazer: Tinja o sumo de laranja com o corante vermelho (retire um pouco de sumo para as bordas dos copos) e misture o ginger ale e o sumo de maçã. Despeje num prato o restante sumo vermelho que reservou, ponha também o açúcar num prato. Molhe as bordas dos copos com o sumo e depois com o açúcar. Encha cuidadosamente os copos (0,3 l) com a “bebida de sangue” e sirva.

4. Coquetel Bloody Mary
Ingredientes:
2 colheres (chá) de suco de limão
2 colheres (café) de molho inglês
500 ml de suco de tomates
8 gotas de tabasco (molho de pimenta)
Pimenta-do-reino (a gosto)
2 doses de vodca
Cubos de gelo
Sal a gosto
Talo de salsão
Como fazer: Em um copo colocar a vodca, o molho inglês, o suco de limão, o tabasco, sal e a pimenta-do-reino, misturar. Acrescentar o suco de tomates gelado e misturar. Colocar cubos de gelo e decorar com um talo de salsão.

5. Coquetel Beijo do Vampiro
Ingredientes:
45ml de vodka snirnoff
45ml de licor amor perfeito (parfait amour)
Suco abacaxi maguary
Grenadine para decorar o coquetel
Gelo moído
Como fazer: Primeiro pegue um copo high ball com gelo até o meio.  Depois, junte o suco de abacaxi com a vodka e o parfait amour. Decorar com lances de grenadine no final.

*Dica extra: Decore os copos. Por exemplo, coloque calda de morango na borda das taças e copos e deixe escorrer um pouco, compre copos com desenho (talvez até os próprios recipientes onde vai ficar a bebida antes de ser servida) ou enfeites para colocar no copo.